Cada vez mais a preocupação com saúde ganha relevância no Brasil e no mundo, e o impacto da alimentação nos desfechos de saúde torna-se evidente. Essa percepção vem aumentando a busca por produtos mais saudáveis, e com isso, a tendência denominada “clean label” ganha força.
Embora agências reguladoras de diferentes países como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA-BR), a Food and Drug Administration (FDA-EUA) e a The European Food Safety Authority (EFSA-UE) ainda não tenham estabelecido um consenso para a definição do termo clean label, ou rótulo limpo, traduzindo para o português, esse movimento é norteado por alguns princípios comuns1.
Os produtos devem apresentar uma linguagem clara e compreensível ao consumidor, sem ingredientes por eles desconhecidos e evitando a utilização de termos técnicos de difícil entendimento que tragam a percepção de artificialidade, menor segurança e menor saudabilidade, tais como aditivos alimentares e compostos fontes de nutrientes. Produtos que seguem essa tendência tendem a ter uma lista de ingredientes mais enxuta.2, 3
É comum também a presença de alegações compreendidas pelos consumidores como positivas, tais como ausência de hormônios, transgênicos, glúten, lactose, presença de ingredientes com propriedades funcionais e orgânicos3-5.
O movimento vem se popularizando e apresenta tendência de crescimento positiva. De acordo com dados da Euromonitor, para 2020, a estimativa de valor obtido pela venda global de alimentos denominados clean label foi de U$180 bilhões2. Em 2018, metade dos lançamentos globais de alimentos e bebidas que integram esse movimento se concentraram nas categorias de molhos e temperos, produtos de panificação, refrigerantes, snacks, produtos lácteos e pratos prontos2
Quem ganha com esse crescimento são os consumidores!
Com o aumento do mercado, ocorre a movimentação das indústrias no sentido de produzir alimentos que se encaixem nos princípios do movimento e como consequência, temos o surgimento de produtos com rótulos mais simples, compreensíveis e saudáveis para os consumidores.