A nossa relação com a alimentação vem passando por diversas mudanças ao longo dos últimos anos. Tais mudanças não se restringem ao conteúdo do que comemos, mas também à forma pela qual realizamos as refeições. Rotinas corridas e cada vez mais repletas de atividades favorecem o aumento no número de refeições fora de casa, realizadas em ambientes inadequados e, muitas vezes, simultaneamente a outras atividades. Tais práticas promovem o afastamento entre os indivíduos e a alimentação.
Melhorando a relação com a comida:
Mindful eating ou “comer com atenção plena” (tradução livre), é uma prática que busca ampliar nossa consciência alimentar, que abrange tanto as escolhas que fazemos em relação ao que é ingerido, quanto as questões ambientais e sociais que envolvem a alimentação. Nessa prática, é fundamental comer com calma, observar as características visuais, sentir o sabor, a textura e o cheiro dos alimentos, e com o tempo, encontrar o equilíbrio entre saciedade e o prazer em comer.
Algumas práticas podem ser adotadas para comer com atenção plena:
- Não utilizar aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e televisões no momento da refeição;
- Não realizar outras tarefas simultaneamente;
- Refletir sobre o que está sendo ingerido: De onde vieram os alimentos;
- Tirar um momento para ver o prato a sua frente, apreciando suas cores e cheiros;
- Realizar as refeições em um local calmo e confortável;
- Comer devagar e pausadamente, de preferência descansando os talheres entre uma garfada e outra;
- Prestar atenção no próprio corpo para identificar os sinais de fome e saciedade;
- Observar as emoções provocadas no momento da refeição;
Por meio dessa prática, é possível a aproximação com a alimentação e a promoção de um bom relacionamento com a comida, possibilitando o indivíduo fazer melhores escolhas alimentares, que satisfaçam sua mente e seu corpo e que, consequentemente, trarão benefícios à saúde.